terça-feira, setembro 04, 2007

Exmos Senhores, é favor de ver o que se está a passar nas Termas da Amieira:

A Câmara Municipal de Soure anda a passar na Internet, que as termas da Amieira estão desactivadas. Ora, este chavão, já é badalado há muitos anos; agora, na Internet, a situação fia mais fino, estes figurões, sabem perfeitamente que o povo se vai lá estabelecer destas águas, e alguns não têm Internet, em que a mentira é mais colossal. MENTIRA PORQUE AS TERMAS DA AZENHA, ESTÃO A SER EXPLORADAS POR UNS HOLANDESES, no Bicanho estão a mandar as águas para os pântanos. AS TERMAS DO SAMPAIO CORRIAM ABUNDANTEMENTE QUATRO A CINCO BICAS VIRADAS PARA A ESTRADA. Actualmente parece que corre pouco mais de meia bica. ESTA QUEBRA, DEVE ESTAR RELACIONADA COM O CORTE DA SERRA PARA A PASSAGEM DA AUTO ESTRADA, MAS MESMO ASSIM, VÃO LÁ MUITAS PESSOAS ABASTECEREM-SE DE TODO O PAÍS E ESTRANGEIRO.

Estes figurões sabem bem do que estou a falar, mas não puseram estes atentados contra a natureza na Internet. Isto só revela que não tem nada na Serra e nas Termas então, era o que eu defendia assim como o industrial Ernesto Morgado e outros cidadãos; é que as termas estão encravadas entre Soure e Figueira da Foz, e não são pertença de ninguém e são sim pertença de todos os portugueses, e são consideradas património nacional, e mais provas, é que a Serra está toda coberta de eucaliptos que destruiu, a vegetação nativa autóctone, que lá exista a lei proíbe que não podem plantar eucaliptos em cima de lençóis de água, perto de fontes e de terrenos de cultura pois se eles não os mandarem arrancar fazendo cumprir as leis do país, fica mais que provado que eles não têm jurisdição sobre as Termas e a Serra, e nesta óptica está correcto, eles não impedirem o corte da Serra, nem impugnar para que se fizessem um nó perto das Termas para ali entrarem o trânsito pesado e para facilitar a vida as pessoas que vêm das Serras e que se dirigem para o Litoral. Situações destas é que deviam ser colocadas na Internet.

Está na Assembleia da República um projecto em gestação para a recuperação das termas e das zonas envolventes. Eu sou crente de que o projecto se faça mesmo. Veio a minha casa um emigrante que está na Alemanha, que escreveu ao Cravinho, e que nunca lhe deu resposta. Um informou-lhe que na Alemanha existe um provedor para velar e zelar pelas águas termais de todo o mundo e, se não forem protegidas, estão em risco de desaparecerem, até mesmo a água potável, nalgumas zonas do globo devido às mudanças climáticas já está a içar salobra. A União Europeia paga a 100% todos os empreendimentos que protejam as águas termais.

Mais uma nota de realce: - diz o ditado que, quem está perto da fogueira é que se aquece. As três freguesias mais próximas e as aldeias que são Alqueidão, Borda do Campo, Vinha da Rainha e os lugares de Pedrógão do Pranto, e o Moinho de Almoxarife, caso o projecto vá para a frente vão ter um bom desenvolvimento com a criação de postos de trabalho, e não só… e tal desenvolvimento vai ser feito dinheiros próprios que vão fixar os jovens ás suas terras. A terminar, pede-se aos utentes das +aguas termais, que tenham Internet, que desmintam estes figurões, dado que a visão deles é que nada se faça, por isso passam estes chavões na Internet, que as termas estão desactivadas para as pessoas de longe não irem lá buscar água, que também é uma forma do poder não se interessar pelo projecto em curso, embora estes figurões fiquem com a concessão mas não com o direito de participar na gestão das águas termais.


-------------------------------------------------------------------------------------

Carta aos Exmos Srs responsáveis pela Junta de Freguesia de Samuel

Segundo se diz à boca cheia, ou calada, que são um grupo de trabalho, que trabalham todos para o bem comum, formando uma união nacional, em que são avessos a partidos políticos, mas sem partidos políticos vamos cair outra vez no Salazarismo. As termas do Sampaio, tinham documentos que informava a opinião pública em que vocês também sabem informar, basta só olhar a Serra e as Termas e o visitante, fica encantado e deslumbrado, com tanto aparato de beleza…

É um facto que as termas e a serra, precisam de gente deste calibre, do tipo limpa chaminés, para que seja limpa a serra, da chaga dos eucaliptos que a enxameiam, e vossas excelências não pedem ao vosso presidente da Câmara para os arrancar porque estão a cumprir rigorosamente as leis do país, é por outro lado que são defensores do ambiente, que por este motivo, sentem com forças anímicas, para sustentar este trabalho sujo, cometido ao longo dos anos sem haver alguém que vos incomode nesta trajectória, mas parece que agora apareceu alguém, “para sentirem na pele aquilo que tem feito”.

E levo a pensar, que agora passam a ser os guardiões dos documentos porque vossas excelências também gostam deles, e se desconfiarem de algum mau feitor que os arranca são capazes de os entregar à polícia.

3 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde!
sou habitante em Soure e desenvolvi durante um ano um projecto de fim de curso como tema a REAVITABILIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS TERMAS DA AMIEIRA!
Nesse mesmo ano organizei uma exposição do projecto na Biblioteca Municipal de Soure...para poder divulgar o melhor que existe no nosso concelho e esperar que alguem se decida avançar!!!no entanto pouca "gente" se interessou...
Neste momento est a organizar outra futura exposiçao na Figuera da Foz...e acho q estes sim, vao- se interessar mais pelo facto do estudo q fiz a Figueira tem muito mais informação sobre as Termas do que a propria camara!
Gostaria de entrar em contacto e poder assim mostrar o meu trabalho...
arq300@gmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Saurium disse...

Bom Dia!

Visite o blogue "Soure, o melhor e o pior...", está em discussão as Termas da Amieira.

Visite

WWW.VILA-DE-SOURE.BLOGSPOT.COM