segunda-feira, março 13, 2006

TERMAS DA AMIEIRA E CAMARA MUNICIPAL DE SOURE

Os portugueses e não só, podem apreciar por meio de foto a degradação das termas e da serra que foi toda queimada, e se esta lenha morta não for de imediato retirada, durante o Verão, transformar-se-á num barril de pólvora para os incêndios; e a degradação das termas, pode dar ensejo a que algum indivíduo que lá vá buscar água, leve com alguma pedra na cabeça. Em suma, as termas são uma autêntica “ratoeira” (para quem não tiver cuidado). Para que se tomassem as devidas providências, e para levar estes crimes à presidência da república, tínhamos intenção de convidar um politico que não fosse retórico nem utópico que deveria ser, por exemplo, Jerónimo de Sousa, mas que por via de andar em campanha eleitoral tal não foi possível. Em seu lugar, no dia 15 de Janeiro, foram lá alguns autarcas visitar as termas e a capela de Seiça (autarcas estes do município de Soure).
Moral da história: até à data nada fizeram nas termas e nada fizeram na serra.
Tenho continuado a escrever para várias personalidades a denunciar esta degradação e poucos ou nenhuns resultados se obtiveram. Recebi uma fotocópia de um jornal figueirense datado de 1908 que atesta bem o desenvolvimento destas termas naquele tempo (à quase 100 anos) em que essas águas medicinais, receberam menções honrosas além fronteiras e, por este motivo, a par com as minhas denuncias, tenho enviado também fotocópias desse jornal em anexo.
Aguarda-se que o meio Internet ajude a recompor, proporcione que a serra se limpe e se arranquem aqueles eucaliptos que foram plantados por cima dos lençóis de água que alimentam as termas e as nascentes que ali correm a céu aberto.
As termas são um património de todos os portugueses e é um bem que a Natureza nos oferece, é desperdiçado pela incúria dos homens que deviam zelar pelos interesses do seu povo e do seu país.
Nós somos um pequeno país e aconselha-se que construam TGV’s assim como aeroportos e a central nuclear além das 200 milhas marítimas porque o nosso país é pequeno e os espanhóis, quando nos vierem visitar, vão a nado, deixando lá as suas divisas. Para chefe supremo deste empreendimento, que só sabe dar pareceres, escolham o patrão do banco de Portugal, que recebe o dobro do governador do banco da América…
A seguir, apresento todos os documentos enviados e recebidos das várias personalidades políticas…

Nenhum comentário: